Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Campanha de vacinação contra a doença foi adiada para 23 de abril
São Gabriel registra o primeiro caso de gripe A do ano na Região Central. O paciente é um menino de três anos e 10 meses cujo diagnóstico da doença foi confirmado pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen/RS), no dia 22 de março. Ele mora na área urbana, não viajou para outras cidades nos últimos meses e recebeu a vacina no ano passado.
Campanha de vacinação contra a gripe é adiada
Segundo o secretário de Saúde do município, Ricardo Coirolo, a criança foi internada, mas passa bem e se recupera em casa. Para evitar contaminação, toda a família, um irmão mais velho, a avó, o pai e a mãe, que está grávida, estão fazendo tratamento com o medicamento Tamiflu.
VISITAS RESTRITAS
O Hospital Santa Casa de Caridade, de São Gabriel, limitou o número de visitantes e acompanhantes na unidade.
Secretário de Saúde desmente notícia de epidemia de gripe no Estado
- Estamos acompanhando o caso, principalmente, porque a mãe do menino está gestante. Há outros cinco casos suspeitos e , depois, daquele susto que levamos em 2009, estamos fortalecendo o trabalho de prevenção nos postos e com nossos agentes de saúde. A campanha oficial contra gripe A será lançada no fim de abril - informou o secretário.
Em 2009, o Rio Grande do Sul foi o primeiro Estado brasileiro a registrar uma morte em decorrência da gripe A, classificada à época como uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Neste ano, a campanha de vacinação foi adiada em uma semana.